XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia: Energia Fotovoltaica e Bioenergia para o Setor Agrícola

O setor agrícola consome continuamente eletricidade e calor, sendo os respetivos preços em Portugal superiores à média europeia. Por conseguinte, a fatura energética reduz em grande parte as margens das explorações agrícolas portuguesas. Os agricultores, conscientes do elevado peso da fatura energética nos custos totais na gestão agrícola, encaram assim o investimento em energias renováveis como uma oportunidade para reduzir custos e melhorar as margens de lucro.

Portugal dispõe de um grande potencial de diversos recursos naturais, entre eles sol, vento, água e biomassa. A aplicação específica das respetivas tecnologias no setor agrícola ainda se encontra numa fase inicial, sendo que a energia fotovoltaica e a bioenergia apresentam o maior potencial no contexto português. Simultaneamente, o setor agrícola é de grande importância estratégica para a evolução económica positiva de Portugal no futuro. O Estado Português criou assim um quadro de política energética que incentiva o investimento em tecnologias baseadas nas energias renováveis, tendo como peças chaves neste contexto o PDR2020, o PO SEUR ou mesmo a recente legislação sobre o autoconsumo, entre outros. Por outro lado, a Alemanha é hoje um dos países europeus pioneiros em medidas e tecnologias de energias renováveis.

Assim, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã organiza no próximo dia 3 de julho de 2018, das 9h00 às 17h00, no SANA Malhoa Hotel em Lisboa o XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia (programa ver aqui). Neste simpósio bilateral poderá obter em primeira mão informações sobre as novidades em matéria de energia fotovoltaica e bioenergia no setor agrícola na Alemanha e em Portugal. Além disso, 8 empresas alemãs irão apresentar as suas tecnologias bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.

Nos dias a seguir ao simpósio (4 a 6 de julho) serão realizadas reuniões individuais entre os participantes alemães e potenciais parceiros portugueses nas instalações das respetivas empresas em Portugal.

São as seguintes 8 empresas alemãs que procuram parcerias com empresas portuguesas e apresentam as suas soluções (clicar nos nomes para mais informações):

A participação é gratuita, mas carece de inscrição através deste link até ao dia 25 de junho e posterior confirmação pela CCILA. Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, agradecemos que indique o quanto antes a sua escolha na mesma ficha de inscrição.

 

Para mais informações queira contactar

Claudia Dollner Moreira
claudia-moreira(at)ccila-portugal.com
Tel.: 213 211 201

  

Iniciativa “Exportinitiative Energie

Este evento conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integra-se no âmbito da Iniciativa “Exportinitiative Energie”.

Pessoa de contacto

Cláudia Dollner Moreira
+351 213 211 201

Ficha de inscrição

Download

Programa