XVIII Missão Empresarial Alemã de Energia em Portugal com destaque à Energia Fotovoltaica e à Bioenergia para o Setor Agrícola

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) organizou com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia entre 2 e 6 de julho de 2018 a XVIII Missão Empresarial de Energia para empresas alemãs prestadoras e fornecedoras de serviços e equipamentos, desta vez, para o setor agrícola em Portugal.

No âmbito desta missão empresarial realizou-se em Lisboa no dia 3 de julho de 2018 o XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia subordinado ao tema “Energia Fotovoltaica e Bioenergia para o Setor Agrícola”. Esta edição contou com a presença de 10 especialistas alemães e portugueses que abordaram, entre outras, novidades em matéria de energias renováveis, particularmente energia fotovoltaica, biomassa e biogás, bem como oportunidades e desafios específicos para o setor agrícola em Portugal e na Alemanha. A presença dos cerca de 100 participantes portugueses e alemães, que se mostraram muito satisfeitos com o nível de conhecimentos dos especialistas presentes, confirma a importância do fomento de parcerias internacionais para o aumento da utilização de energias renováveis no respetivo setor.

Além do seu caráter informativo, o XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia deu particular destaque ao estabelecimento de contactos comerciais bilaterais entre as 7 empresas alemãs que procuram parcerias com empresas portuguesas com atividade tanto na área das energias renováveis, em particular fotovoltaica e bioenergia, como no setor agrícola. Assim, nos dias a seguir ao simpósio, os representantes destas empresas deslocaram-se, acompanhados por colaboradores da CCILA, de norte a sul do país para reuniões bilaterais. Com vista à realização de parcerias futuras, num espaço de 3 dias realizaram-se 44 reuniões bilaterais pré-agendadas entre as empresas alemãs e 30 empresas e instituições portuguesas, muitas das quais já apontam para parcerias concretas, contribuindo para reforçar os laços comerciais entre ambos os países.

Este elevado número de participantes e os resultados promissores sublinham mais uma vez o sucesso desta iniciativa e o interesse de ambos os países de dar continuidade a uma colaboração bilateral em prol dos objetivos para o setor agrícola em Portugal.

Faça aqui o download das apresentações do XVIII Simpósio Luso-Alemão de Energia:

Delegação alemã

ABO Wind AG
Cathaia International GmbH & Co. KG
deSonna UG
HolzWert GmbH & Co. KG
Pfalzsolar AG
PlanET Biogas Global GmbH

Oradores convidados

Sebastian Ulm, eclareon GmbH
Jorge Facão, Unidade Energia Solar LNEG
Luís Duarte, Unidade Bioenergia LNEG
Maximilian Trommsdorff, Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems
Jan Adolph, DABEC Bioenergy
Clara Lopes, GPP-Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral

 

Este evento contou com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Energia e integrou-se no âmbito da iniciativa “Exportinitiative Energie”.

Para mais informações queira contactar

Claudia Dollner Moreira

claudia-moreira@ccila-portugal.com

Tel.: +351 213 211 201

  

Pessoa de contacto

Cláudia Dollner Moreira
+351 213 211 201

Programa