Informações atuais sobre Covid-19 na Alemanha

A CCILA desenvolve os maiores esforços para fornecer informações atualizadas. Apesar do maior cuidado, não podemos assumir nenhuma responsabilidade pela precisão ou integridade das informações. Para consultas específicas, recomendamos que as empresas entrem diretamente em contato com os seus parceiros, clientes e fornecedores ou procurem aconselhamento jurídico.

Informações gerais - atualizadas no dia 03.11.2022

Regiões e setores afetados na Alemanha

Desde o início da pandemia, o número de óbitos na Alemanha é de aprox. 152 000 e o número de casos ascende a 33 312 373 casos. 77,8% da população tem uma vacina e 76,3% duas e 62,3% a terceira vacina. Na Alemanha, a incidência acumulada em sete dias situa-se em 366 novas infeções por 100 mil habitantes. Veja aqui mais informação.

Fim das máscaras nos aeroportos e aviões a partir de 1 de outubro

A partir de 1 de outubro, deixa de exigir o uso de máscara facial nos aeroportos e aviões, ainda que a sua obrigatoriedade se mantenha nas viagens de comboio de longo curso. As máscaras FFP2 também devem ser usadas em clínicas, lares de idosos, consultórios médicos e outras instalações de saúde. Um teste negativo também é necessário ao entrar em instalações de atendimento e hospitais.

As decisões a tomar a nível de medidas passam a ser da responsabilidade de cada estado federal.

A proposta  entra em vigor em todo o país, ainda que cada estado federal alemão possa adotar também regras adicionais para os transportes públicos, de acordo com a situação epidemiológica local.

Incidência sobe ligeiramente

Na última semana houve uma subida da incidência.

Alemanha vai aliviar restrições de entrada no país

O governo da Alemanha decidiu flexibilizar as restrições de entrada no país permitindo que a partir de de 1 de junho, viajantes que cheguem à Alemanha não necessitem de fazerprova que estão  vacinados contra o coronavírus. Esta flexibilização deverá ficar em vigor até finais de agosto.

Isolamento aconselhado a partir de maio

A partir de 1 de maio, pacientes com Covid-19 serão apenas aconselhados a manter isolamento por cinco dias. Exceção são profissionais da saúde e cuidadores. Assim, o isolamento e a quarentena devem durar apenas cinco dias e não devem mais ser obrigatórias e monitorados pelas autoridades de saúde. Há apenas uma “recomendação urgente” para se isolar. Os profissionais de saúde continuam a ter a obrigatoriedade de quarentena.

Levantamento da obrigatoriedade do uso de máscaras

Após quase dois anos o uso de máscaras não será mais obrigatório a partir de abril no comércio, restaurantes, escolas e outros espaços internos, mas ainda será exigido no transporte público, hospitais e casas de repouso. A exigência foi oficialmente abandonada em Berlim  e seguida por outros estados nos dias seguintes. Hamburgo e Meclemburgo-Pomerânia Ocidental continuam a exigir o uso de máscaras.

Indústria de feiras regressa em força com fim das restrições anti-Covid na Alemanha

Depois de ser aprovada pelo Bundestag, o Parlamento alemão, a Lei de Proteção contra Infeções, a Alemanha deverá levantar a partir do dia 3 de abril todas as medidas de proteção que até agora se aplicavam às feiras. Limites no acesso, obrigatoriedade de usar máscara, distanciamento social e medidas de higiene serão, a partir de agora, apenas aplicados se os parlamentos regionais assim o decidirem em função de uma situação infeciosa potencialmente ameaçadora numa determinada região sob sua jurisdição.

A AUMA, a Associação da Economia das Feiras Alemãs, informa ainda que a partir daquela data está autorizada a entrada no país de todos os visitantes e expositores mesmo que não tenham sido vacinados ou tenham recebido vacinas não reconhecidas na Alemanha.

Mais informações aqui.

Fonte: AUMA

Alemanha levanta restrições

A utilização de máscaras deixa de ser obrigatória na generalidade dos locais a partir de 20 de março, mas continua obrigatória nos transportes públicos, lares e hospitais. Nas visitas a lares continuam a ser exigido a apresentação de um teste negativo.

Apesar deste levantamento de restrições, os estados federais podem implementar restrições pontuais e circunscritas a localidades onde são registados grandes focos de infeção.

Apesar dfo levantamento das restrições uma maioria dos estados federais pretendem aplicar um período transitório de duas semanas previsto na lei. Isto significa que os regulamentos em vigor, como o uso de máscaras em espaços fechados e escolas devem manter as regras de acesso como o 2G e o 3G. Este periodo de transição irá vigorar até 2.04.22 com exceção das restrições de contacto ou limites de participação para eventos. Nas últimas semanas tem vindo a registar-se um aumento de infeções provocados principalmente pela variante ómicron.

Infeções voltam a aumentar

A pandemia volta a atingir níveis críticos e, de acordo com o Governo germânico, a situação vai piorar. O país tem registado números galopantes de novas infeções voltando aos níveis do início da pandemia, com cerca de 253 mil novos casos por dia.

Fim da maioria das restrições a 20 de março

As restriçoes irão ser levantadas gradualmente até 20 de março. Deixa de ser obrigatório a apresentação do certificado ou teste negativo para entrar em espaços comerciais não essenciais. A partir de 4 de março e mediante a apresentação de teste negativo, a população não vacinada fica autorizada a frequentar restaurantes.

As restantes restrições serão levantadas a 20 de março mantendo-se o uso de máscaras e a distância de segurança.

Redução de tempo na Validade do Certificado digital de vacinação

A partir de 1 de fevereiro, a validade do certificado digital de vacinação será reduzida para 270 dias (nove meses). Os certificados de pessoas que já receberam uma terceira vacinação (booster) são atualmente válidos por doze meses a partir do dia da vacinação de reforço.

Certificado de vacinação: Válido por nove meses para entrada em países da UE. Ao viajar para o estrangeiro entrará em vigor a partir de 1 de fevereiro (pelo menos dentro dos países da UE): sem reforço, os certificados de vacinação da UE para entrada nos países da UE só serão válidos por nove meses após a imunização básica, em vez dos doze anteriores.  Apesar da regulamentação unificada, os países ainda podem exigir testes adicionais para pessoas que entram no país sem uma terceira vacinação. Ainda não foi regulamentado por quanto tempo as viagens simplificadas na UE são garantidas com uma vacinação de reforço.

Redução do tempo de quarentena

Os governantes concordaram em reduzir os períodos de quarentena e autoisolamento, que é atualmente de 14 dias, seguindo os passos dados por outros países. Assim quem já recebeu a dose de reforço fica dispensado de isolamento, caso tenha contacto com casos positivos de covid-19. Os restantes terminarão o período de quarentena ou autoisolamento após dez dias, podendo ser reduzido para sete, em caso de teste negativo.

Exigência de vacinação completa para a restauração

Na Alemanha passa a ser obrigatório a apresentação de um comprovativo do esquema vacinal completo ou recuperação da covid-19 para entrar em restaurantes e bares, bem como noutros estabelecimentos e serviços, como teatros ou cinemas.

Vacina obrigatória para todos os profissionais de saúde

A vacina covid passou a ser obrigatória para todos os profissionais de saúde na Alemanha. A medida foi aprovada pelo Parlamento, que muito em breve também vai decidir sobre a eventual obrigatoriedade da vacina para toda a população.

Valor da incidência hospitalar determinante para mais restrições

A  Alemanha estabeleu como novo indicador o valor da incidência de hospitalização. Este valor indica quantas pessoas por 100.000 habitantes foram hospitalizadas em sete dias devido a uma infeção.

A partir do valor de três, a regra 2G aplica-se no respetivo Estado federal – ou seja, apenas os vacinados contra o coronavírus e os recuperados do Covid-19 são permitidos. Não vacinados não são permitidos em eventos, restaurantes, etc.

Se a incidência clínica estiver acima de 6, as medidas podem ser ainda mais restritivas: os estados federais podem iniciar as regulamentações 2G +. Isso significa: Mesmo as pessoas vacinadas ou recuperadas, necessitam de um teste negativo.

Sendo atingido a incidência clínica de 9 (significa uma taxa de infecção particularmente alta com uma carga muito elevada para o sistema de saúde pública) poderá ser necessário um confinamento geral.

3G no trabalho e no transporte e no dia-a-dia

As novas regras 3G (vacinado, recuperado ou testado) no trabalho e no setor de transporte foram aplicadas na Alemanha a partir de dia 24.11.21. Se o “contato físico” com outras pessoas da empresa não puder ser descartado, o acesso ao local de trabalho só deve ser possível com um comprovativo de vacinação, recuperação ou apresentação de teste atualizado diário (ou teste PCR com no máximo 48 horas).

• Nos autocarros, comboios ou aviões na Alemanha, os passageiros não vacinados ou recuperados devem apresentar um comprovativo de um teste rápido de covid negativo. Em todo o país, funcionários e visitantes somente podem entrar em lares, clínicas e instalações para pessoas com deficiência com um teste negativo diário. Trabalhadores vacinados ou recuperados podem fazer autotestes diariamente ou enviar testes de PCR duas vezes por semana.
  • Instalações e eventos de atividades culturais e de lazer (como cinemas, teatros, restaurantes, etc.) somente podem ser visitados por vacinados e recuperados (2G). Esta regra é aplicada em todo o país independemente da incidência verificada. Existem exceções para pessoas que não podem ser vacinadas.
  • Foi igualmente anunciado a obrigatoriedade de Homeoffice sempre que possível.
  • A regra 2G também se aplica em todo o país no comércio a retalho, independentemente da incidência. As lojas de bens essenciais estão excluídas.
  • Os encontros privados em espaços públicos ou privados, nos quais participem pessoas que não tenham sido vacinadas nem estejam recuperadas (2G), devem estar restritos ao domicílio com no máximo duas outras pessoas de outro domicílio. Crianças até 14 anos não contam. Esta restrição não se aplica a reuniões privadas nas quais participem apenas vacinados e recuperados.
  • Em áreas com mais de 350 novas infecções por 100.000 habitantes em sete dias, podem reunir-se um máximo de 50 pessoas em festas privadas. Ao ar livre pode haver ajuntamento de no máximo 200 pessoas. Estas regras aplicam-se a vacinados e recuperados.
  • Se em sete dias forem registadas mais de 350 novas infecções por 100.000 habitantes, os clubes e discotecas serão fechados.
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas.

Restrições e novas medidas mais apertadas em alguns estados federais

Nos estados federais da Saxônia e da Baviera que estão particularmente afetados irão entrar em vigor medidas severas: a Saxônia restringirá grande parte da vida pública por três semanas a partir de 22.11.21.  Serão encerrados os espaços culturais e de lazer, bares, discotecas e discotecas. Os mercados de Natal e pernoites de turistas não são mais permitidos e os restaurantes têm horários de funcionamento limitados.

Na Baviera entrarão restrições estritas de contato a pessoas não vacinadas a partir de 24.11.21. Clubes, discotecas e bares terão de fechar nas próximas três semanas e não haverá mercados de Natal. O número de espectadores irá ser significativamente limitado para eventos culturais e esportivos. Em pontos críticos extremos, grande parte da vida pública também será encerrada. A partir de 8.12.21, apenas os vacinados e recuperardos terão acesso ao comércio a retalho (exceção das compras para o dia-a-dia). Outra medida a ser implementada é a regra que somente pessoas vacinadas ou recuperadas poderem usar os restaurantes ao ar livre.

Agravamento da situação

A Alemanha decidiu aplicar restrições às pessoas não vacinadas contra a covid-19 en todos os estados onde os hospitais estejam a ficar sobrelotados. Tambem irão ser introduzidas medidas onde apenas pessoas vacinadas ou dadas como recuperadas da doença poderão entrar em restaurantes e assistir a eventos públicos, culturais e desportivos.

No dia 28.11.21 foi apresentado um novo pacote de medidas pelos partidos que irão formar o próximo governo da Alemanha – Partido Social-Democrata (SPD), Partido Verde e Partido Liberal Democrático (FDP).

O plano inclui a necessidade de estar vacinado, estar recuperado da doença ou poder apresentar um teste negativo recente para ir ao escritório ou usar o transporte público em toda a Alemanha. Essa regra é conhecida como 3G, de "geimpft, genesen, getestet" ("vacinado, recuperado, testado"). Os funcionários das empresas também deverão voltar a trabalhar em regime de homeoffice sempre que a presença no ambiente de trabalho não for necessária.

A lei vai permitir reforçar algumas das regras que já a ser aplicadas, como a obrigatoriedade de mostrar certificado de vacinação ou teste negativo em transportes públicos ou no local de trabalho, assim como a utilização obrigatória de máscaras. O comité criado pelo Governo alemão para a vacinação contra a covid-19 já recomendou uma terceira dose da vacina para todos os maiores de 18 anos no país.

Neste site em inglês do Instituto Robert Koch encontra toda a informação atual resumida sobre os casos Covid-19 na Alemanha.

Links úteis

Aqui encontra diversos links com informações sobre o atual estado do Covid-19 na Alemanha.

Links em alemão:​​

Links em inglês:

Informações várias sobre a situação na Alemanha

Links em português: